Saturday, October 01, 2005

A pomba da Maria

O que é o Espírito Santo? Sempre me perguntei acerca disso (isto é, nem sempre, quero dizer, perguntei uma vez a um amigo que faz parte do grupo de jovens da paroquia de Soalhães, os GJPS, depois de ter descoberto que a Friz Morango é, de facto e contra as minhas supeitas, muita sabora e refrescante) Bem, estava eu a dizer que me interrogo sobre o que quer exactamente dizer o Espírito Santo no contexto da Santíssima Trindade.
A gente consegue criar facilmente imagens do Pai e do Filho.
O Pai é, digamos, o Criador Supremo, o que esta lá desde o Início Genesíaco. Como sou de esquerda, imagino-o sempre com barbas e camisola de lã às riscas vermelhas, com uns óculos de armação pesada. Desde sempre velho a labutar na sombra da intemporalidade do Seu escritório sobre o projecto daquilo que viria a ser o Universo, incluindo neste projecto, claro, o ornitorringo e os vizinhos que martelam as paredes durante a noite.
O Filho, imaginamo-lo Cristo a proteger Madalena dos calhaus e aos berros ao Pai em plena cruz – quase sem sangue, numa semi nudez que insinua até um certo erotismo latente. Imaginamo-lo como que um adolescente em crise que se apercebe que o mundo está todo às avessas, mas que, apesar de tudo, ainda vale a pena ver os concursos de patinagem artística.
E o Espírito o que é? Dizem-nos: o Filho comunica o Amor do Pai pelo Espírito. Mas então como foi assim possível a encarnação do Amor do Filho pelo Pai? Sinceramente, quando pondero uma Maria virginal a dar à luz o Filho da Paz no mundo, isto é, quando pondero que foi do sexo puro e imaculado de Maria que o mundo conheceu o caminho da Paz, não posso deixar de associar o sexo desta personagem ao símbolo do terceiro elemento da misteriosa Tríndade:
o Espírito Santo é, portanto ------ a pomba da Maria.